RSS
Sociodrama

Psicologia social. Uma peça dramática improvisada por um grupo de pessoas a partir de um tema vagamente proposto, com o objetivo de fazer aparecer estruturas latentes de um determinado grupo. O Sociodrama pode ser produzido para inverter papéis sociais, onde o inidivíduo faz experiência de olhar de um outro ângulo.
A consequência que esperamos de um Sociodrama é a Catarse.


Catarse

Palavra pela qual Aristóteles designa a “purificação” sentida pelos espectadores durante e após uma representação dramática.

Método psicanalítico que consiste em trazer à consciência recordações recalcadas. Libertação de emoção ou sentimento que sofreu repressão.


Assista ao vídeo que os alunos assistiram:

1 comentários:

Curso de Comunicação Social da Uniube disse...

Por Andréia Carvalho

"O Sociodrama Público é uma prática social, portanto, um campo político de luta e criação de sentidos criador, criatura e criação num movimento circular ininterrupto." (Cida Davoli)
Essa frase me chamou a atenção, pois o campo social carece de manifestações e programas que promovam a luta e reflita o pensamento de um público que muitas vezes se sente sem voz. Porque acreditar que o povo de maneira geral gosta do que é passado pela mídia, é equivocado. Muitas pessoas se revoltam e sonham com uma nova forma de manifestação popular e das opiniões, discussões, etc.
Acredito que o Sociodrama é uma forma de atingir não só os intelectuais, mas, especialmente, várias classes da nossa sociedade. E o rádio é o veículo ideal para se produzir esse tipo de produto... E através da criatividade é possível produzir vários materiais que vão envolver e educar a população de maneira geral e trazer, também, informações importantes. Não só com o intuito de entreter, mas acrescentando conscientização com a apresentações artísticas através da voz e dramartugia; e debates sobre as realidades vivênciadas no dia a dia.

Postar um comentário